Grande Prêmio da Áustria, 2024: George Russell conquista sua segunda vitória após incidente entre Verstappen e Norris


Reprodução Mercedes-AMG Petronas/Twitter


O Grande Prêmio da Áustria de 2024, formalmente denominado Formula 1 Qatar Airways Austrian Grand Prix 2024, foi a décima primeira etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2024. A corrida aconteceu no Red Bull Ring, localizado em Spielberg, na região da Estíria, Áustria. Evento marcado por um final de semana repleto de ação e surpresas, após treino único, duas classificações, corrida sprint e corrida principal.


Reprodução F1/Twitter 

O circuito de Spielberg (RB Ring) compõe a F1 desde 1997, tendo como vencedor inaugural o canadense Jacques Villeneuve. 


Na corrida sprint, realizada no sábado (29), Max Verstappen, da RBR, conquistou sua 10ª vitória em corridas sprint. Consolidando-se como melhor piloto da disputa após duelo árduo de posições com Lando Norris. Verstappen, que havia conquistado a pole position para a sprint, dividiu o pódio com as McLarens de Lando Norris e Oscar Piastri.


Reprodução Getty Images, Oracle Red Bull Racingi/Twitter


Classificação principal 

Já na classificação para a corrida principal, houveram momentos de caos, com pilotos de alto nível enfrentando dificuldades. Fernando Alonso, da Aston Martin, classificou-se em P15 após ficar de fora do Q2. Lewis Hamilton, que também enfrentou desafios, conseguiu se estabelecer em P5 para o domingo. Já Charles Leclerc, da Ferrari, que teve problemas constantes durante o final de semana, (incluindo uma pane durante a saída do pit no SQ3 da sprint) ficou em P6. Oscar Piastri, da McLaren, teve volta deletada e caiu para P7. Assim, o grid de largada para a corrida ficou com Max Verstappen, Lando Norris e George Russell como trio de ponta, deixando no ar como seria o restante do GP. 



Reprodução Getty Images, Oracle Red Bull Racing/Twitter 
Max Verstappen concluiu cinco poles nas últimas cinco visitas à Áustria.


Corrida Principal 


Reprodução F1/Twitter 
Largada, volta 1/71 


A corrida teve início com uma largada limpa, com Max Verstappen, Lando Norris e George Russell disputando as primeiras posições. Russell atacou Verstappen, mas o atual campeão conseguiu manter a liderança e abriu vantagem na primeira volta. Charles Leclerc enfrentou problemas com uma asa quebrada e precisou ir aos boxes, prejudicando seu desempenho na corrida.

Enquanto isso, George Russell e Lewis Hamilton batalhavam por posições. Hamilton ultrapassou Russell, mas perdeu a posição novamente após um DRS de Russell. Verstappen mantinha uma vantagem de 2 segundos sobre Norris, enquanto Charles Leclerc perdia mais posições, chegando a ficar no final do grid.

Reprodução F1/Twitter 

Na volta 19, Verstappen chegou a dar uma volta em Leclerc, que estava em posição retardatária, ampliando sua vantagem para 6 segundos sobre Norris. Porém, após a volta 24, a FIA iniciou a aplicação de diversas penalizações por velocidades excessivas e ultrapassagens na linha dos boxes, afetando vários pilotos.

A corrida ficou ainda mais emocionante quando os companheiros de equipe Esteban Ocon e Pierre Gasly, da Alpine, entraram em uma batalha acirrada por posições. Os pilotos chegaram a se encostar levemente e Gasly conseguiu ultrapassar Ocon, mandando um “ciao” pelo rádio.


Reprodução F1/Twitter 

Os pit stops também foram marcantes, com Max Verstappen realizando o pit mais longo da corrida (6,5 segundos). Isso deixou Norris próximo demais para uma ultrapassagem, Verstappen parecia aflito com a perda repentina de controle, reclamando da troca de pneus e recebendo uma bandeirada da FIA por excesso de passagens na linha.

Reprodução F1/Twitter 

No entanto, na volta 59 das 71, Verstappen e Norris se tocaram, furando pneus e deixando George Russell assumir a liderança. Norris abandonou a disputa devido aos danos, enquanto Verstappen terminou em quinto lugar. 


Reprodução F1/Twitter 


Reprodução F1


A vitória ficou com Russell, que cruzou a bandeira quadriculada como líder, dando à Mercedes sua primeira vitória em 19 meses. Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.



Reprodução Petronas Motorsports/Twitter 



Reprodução F1/Twitter 

George Russell, Oscar Piastri e Carlos Sainz, comemoração com champanhe no Pódio Austríaco. 🏆☝️


A próxima corrida da Fórmula 1 em 2024 será o GP da Inglaterra, que acontecerá de 5 a 7 de julho! 🇬🇧


Reprodução F1

| @fastdownforcef1 | texto de Letcia Rushman |






Comentários