Grande Prêmio da Itália, 2024: Charles Leclerc vence em casa pela segunda vez na temporada

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O Grande Prêmio da Itália de 2024, realizado em Monza, foi um evento intenso e emocionante. A vitória de Charles Leclerc marcou mais um momento histórico para a equipe Ferrari, que retornou ao pódio em casa pela segunda vez na temporada, após a vitória de Leclerc em Mônaco, em maio. Leclerc não esperava conseguir se manter tão bem diante das McLarens, que tentam a todo custo dominar o campeonato. No entanto, graças à sua genialidade e a uma estratégia bem executada, o monegasco conseguiu levar os tifosi à loucura mais uma vez, conquistando sua 7ª vitória na Fórmula 1.


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Os treinos livres foram bastante movimentados, com Max Verstappen liderando o primeiro treino, seguido por Charles Leclerc e Lando Norris. No segundo treino, Lewis Hamilton foi o mais rápido, com Lando Norris e Carlos Sainz logo atrás. O terceiro treino livre também foi competitivo, com os pilotos ajustando seus carros para a qualificação.


A qualificação foi dominada pela McLaren. Lando Norris conquistou a pole position com um tempo de 1:19.327, seguido de perto por seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, que ficou apenas 0.109 segundos atrás, na segunda posição. George Russell, da Mercedes, completou o top 3.


A Ferrari também mostrou força, com Charles Leclerc e Carlos Sainz garantindo a quarta e quinta posições, respectivamente.


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Apesar do início promissor da McLaren, a equipe enfrentou desafios durante toda a corrida. Lando Norris e Oscar Piastri começaram bem, mas Piastri se sobressaiu na primeira volta, ultrapassando o colega com uma manobra agressiva, o que causou intrigas e tensão após a conclusão da disputa. A estratégia de duas paradas acabou não sendo suficiente para segurar Leclerc, tornando o restante da corrida um espetáculo à parte para os telespectadores.


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Piastri ampliava sua liderança para três segundos sobre Leclerc na volta 14, enquanto Norris tentava se manter e realizar um undercut. No entanto, a estratégia não funcionou bem, pois após sua primeira ida ao pit lane, ele retornou em oitavo lugar no grid. Leclerc fez sua única parada e voltou atrás de Norris, iniciando uma longa disputa, já que a diferença entre os dois havia diminuído consideravelmente. Frustrado com a estratégia, Leclerc perdeu a posição para Norris em um undercut.

Norris logo foi informado pela equipe sobre as decisões anteriores referentes a ele e Piastri: “Você tem permissão para correr com Oscar. Papaya é a regra.” Piastri retomou a liderança após a dupla da RBR fazer suas paradas para trocar para o composto duro, com Verstappen em P6 e Pérez em P8. 

Pérez ultrapassou Ocon na volta 25, enquanto a Alpine também enfrentava desafios com sua estratégia de parada. Na Haas, Magnussen se juntou ao seu companheiro Hulkenberg após a equipe ser penalizada mais uma vez por 10 segundos após causar uma colisão, anteriormente o incidente envolveu Ricciardo que também foi penalizado, mas isso não pareceu deter o piloto, dinamarquês que conseguiu ultrapassar Bottas, assumindo a P12.

Norris optou por realizar um segundo pit stop na volta 33. Mesmo com uma parada lenta, o piloto rapidamente começou a diminuir sua diferença para Verstappen, lutando pela posição (P5) e levando o holandês à loucura. Verstappen já não sabia se deveria se defender da McLaren ou “correr com ele”, optando pela segunda opção.

Piastri também considerou realizar apenas uma parada, mas decidiu voltar ao pit, abandonando a liderança na volta 39. No entanto, ele conseguiu retornar à pista à frente de Verstappen e Norris, que disputavam a posição entre si. Mais atrás, Russell assumia o P8 de Pérez.

Leclerc e Sainz lideravam a corrida, em P1 e P2 respectivamente, sem realizarem uma segunda parada.

Na volta 41, Norris finalmente conseguiu ultrapassar Verstappen com uma manobra brilhante, utilizando o DRS na reta principal. Verstappen retornou em P6 após outra visita aos boxes, deixando a equipe da Ferrari em dúvida sobre sua estratégia.

Faltando apenas 10 voltas para o fim, Leclerc seguia na liderança com uma vantagem de 11 segundos sobre Sainz, mas o espanhol tinha Piastri se aproximando rapidamente. Norris estava alguns segundos atrás em P4, enquanto Hamilton e Verstappen avançavam rapidamente, reduzindo a diferença entre si.

Sainz não conseguiu impedir Piastri de ultrapassá-lo na volta 45, pois o ferrarista tentava proteger seus pneus, que sofriam com o desgaste. Enquanto a Ferrari via o ritmo de Sainz cair drasticamente, a McLaren ressurgia, com Norris correndo pelo terceiro lugar, finalizando o que seria o pódio final.

Reprodução F1 


Quando Norris ultrapassou, conseguiu ficar três segundos atrás de Piastri, que, por sua vez, estava a sete segundos de Leclerc, o líder.


Reprodução F1 


Assim, Charles Leclerc cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, saindo vitorioso e levando os tifosi e todos os italianos à loucura. Foi uma conquista repleta de emoção, intensidade e uma competição acirrada até o último segundo. A vitória foi um verdadeiro espetáculo, deixando todos os fãs em êxtase.



Reprodução Scuderia Ferrari HP



A próxima etapa da F1 será o GP do Azerbaijão, que sofreu uma alteração no calendário anual deste ano. A prova no Circuito de Rua de Baku foi movida do primeiro semestre para setembro pela primeira vez desde sua estreia em 2017.

A etapa ocorrerá entre os dias 13 e 15 de setembro. Após essa corrida, restarão apenas oito provas para o fim do campeonato, que terminará em 8 de dezembro, em Abu Dhabi! 🏁👉🏎💨



Reprodução Charles Leclerc Instagram 😚👋 / F1 TV




| @fastdownforcef1 | texto de Letcia Rushman | 

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